quarta-feira

Política

Discurso do Dep Rodovalho no plenário no dia 23/02/07

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.

Quero fazer coro ao meu amigo e companheiro do Distrito Federal, Deputado Augusto Carvalho, no que diz respeito aos recursos do HOB, os quais são, infelizmente, desperdiçados na área mais sensível e carente do nosso País, a área da Saúde, e parabenizar o Correio Braziliense pela matéria tão apropriada.

Em qualquer pesquisa, a área da Saúde é uma das preocupações que abate os brasileiros.

Estamos vivendo uma crise não só de abandono à saúde do nosso povo, mas também de defasagem dos aparelhos estatais que não dão proteção à saúde do povo. Aqui, no Distrito Federal, vimos esse descuido.

Acredito que temos que tomar providências para que isso não aconteça, ou melhor para que os recursos cheguem à área da Saúde.

Quero também mencionar matéria trazida ontem pelo Jornal do Brasil sobre o valor que foi destinado pelo Governo Federal ao projeto do carnaval: 86.7 milhões em incentivo fiscal, com incentivo às empresas em 78 projetos carnavalescos, aprovados pela Lei Rouanet.

Sabemos, Presidente, que o carnaval é uma festa que envolve, de modo geral, toda a família brasileira. De feriado, é apenas um dia. Mas, na verdade, o País todo é envolvido praticamente cinco a seis dias.

O direito de fazer as fantasias e de se manifestar no carnaval cabe a cada pessoa. No entanto, proponho que repensemos o projeto como ele está hoje. O Brasil tem um prejuízo muito grande quando pára cinco seis dias. Cada dia parado, a economia brasileira perde bilhões de reais. O Brasil, como País em desenvolvimento, precisa repensar tal seqüência de feriados. Apenas a terça-feira seria tolerável, mas parar o País seis sete dias é um desperdício.

Por isso deixo registrado meu voto de protesto em relação ao feriado prolongado.

Precisamos vencer essa cultura e transformar apenas a terça-feira em feriado. Não quero repetir o que disse o Jornal do Brasil, que foi muito feliz, mas com esse dinheiro, Sr. Presidente, poderíamos combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Orçamento para este ano é de 56 milhões. Para a erradicação do trabalho escravo, foram destinados 11,1 milhão e para o combate à violência contra mulher, 8,1 milhão. O Carnaval levou mais dinheiro do que todos esses projetos extremamente nobres que defendem a vida. Foram gastos, o mês passado, 26 milhões com 442.000 bolsas-família. O GDF disponibilizou 2 milhões para o carnaval. Sei também que é deficitário o custo-benefício da maior indústria do carnaval: Salvador e Rio de Janeiro. Aquilo que o aparelho do Estado coloca é muito menos do que aquilo que o turismo pretensamente poderia trazer.

Sr. Presidente, gostaria que repensássemos essa questão, inclusive, do ponto de vista da economia. Um país como o Brasil, que tem uma bolsa de pessoas carentes e miseráveis, não pode se dar ao luxo de elaborar qualquer projeto sem os óculos da economia. Precisamos ser exigentes em relação ao custo-benefício de cada um dos nossos projetos.

Nesse feriado, tivemos o chamado carnaval alternativo. Parabenizo, de modo especial, a Igreja Católica do Distrito Federal que promoveu o Rebanhão — milhares de pessoas fizeram suas orações, construindo um Brasil de paz, um País melhor — e as Igrejas Evangélicas que fizeram seu carnaval alternativo.

Sr. Presidente, gostaria que o País pudesse assimilar a cultura de olhar todos os nossos feriados, todas as nossas iniciativas, também sob a perspectiva econômica. Infelizmente, não podemos nos dar ao luxo de parar uma semana, no meio de um ano dramático como este, em que o Brasil precisa alcançar um crescimento de no mínimo 5%. Se somarmos todo o tempo dos feriados, veremos que uma parcela muito grande do nosso crescimento é roubada simplesmente pelo fato de pararmos a máquina.

Peço que meu discurso conste dos Anais da Casa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Osmar Serraglio) – A Mesa acolhe a manifestação de V.Exa. e determina que seu discurso seja publicado na íntegra. Como ontem, mais uma vez, V.Exa. chama a atenção da nossa sociedade, mais propriamente da nossa Casa, para tema relevante.

Deputado Rodovalho

Nenhum comentário: